top of page

Alumínio

HISTÓRIA DO ALUMÍNIO

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial.

 

O alumínio foi descoberto por Sir Humphrey Davy em 1809, mas foi isolado pela primeira vez em 1825 por Hans Christina Oersted.

 

No ano de 1886, os cientistas Charles Martin Hall (EUA), e Paul Héroult (França), inventaram quase que simultaneamente, um processo de redução de alumínio por meio de corrente elétrica. O processo de eletrólise ficou conhecido como HALL-HERÓULT, sendo utilizado até hoje.

 

Neste período, com seu custo de produção elevado, o alumínio era considerado um metal semiprecioso, e suas aplicações se limitavam a trabalhos luxuosos como estatuetas e placas comemorativas.

 

No final do séc. XIX, com o aumento da produção e preços menores, o alumínio comercialmente puro também passou a ser utilizados em utensílios de cozinhas. Entretanto, a resistência limitada do metal comercialmente puro, restringia sua aplicação na indústria metalúrgica, o que impedia a expansão em larga escala deste metal.

 

As indústrias de alumínio, no início do séc.XX, focando em melhorias na restrição existente da aplicação de alumínio, começaram a desenvolver e produzir ligas de alumínio com propriedades mecânicas elevadas, atendendo as características exigidas pelos processos metalúrgicos fundamentais.

 

A variedade de aplicações do alumínio está relacionada com suas características físico-químicas, com destaque para seu baixo peso específico, comparado com outros metais de grande consumo, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica. Essas propriedades são fundamentais para as indústrias na diversificação de produtos e na criação de soluções para outros mercados em constante evolução como o setor automotivo e da construção civil, por exemplo.

 

Hoje, o grande aumento no consumo de alumínio é a prova do que este metal significa na indústria moderna. Ele já é o mais importante dos metais não ferrosos, e sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos.

Rua Quarteto do Imperador, 57   -   Cep.: 05853-390  -  São Paulo  -  SP

Tel.: +11 5819 5434 - Cel.: +11 99391 6993   -   E-mail: vendas@metalsertec.com.br

    bottom of page